sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cine Teatro Glória

Cine Teatro Glória, funcionou na avenida Jerônimo Monteiro, na Praça Costa Pereira, no lugar onde fucnionou o primeiro cinema de Vitória, o Cine Eden. Foi inaugurado em 1932 com o filme "O Tenente Sedutor", com capacidade de 1.176 lugares.

Fachada do Cine Glória visto do teatro Carlos Gomes, em cartaz  o filme Neve e Sangue. Vitória. 1950. Acervo José Tatagiba.

Cine Teatro Glória, década de 1930. Fonte: Revista ES Agora, Jun.1991.


Histórico: O Teatro Glória foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1932. Os 1500 lugares eram distribuídos em três andares: a geral, os camarotes (reservado as autoridades) e a galeria. Luiz Nogueira da Paixão lembra que mesmo sendo de madeira, a falta de conforto da galeria do Glória não era problema, pois para ele “ eram mais confortáveis, sempre foram as melhores, mas também você pagava mais caro. No Carlos  Gomes  e  no  Politeama  era  a  metade  do  preço”.

No prédio, que era um marco arquitetônico da época, funcionavam salas comerciais como: escritórios, a Bolsa do Café, consultórios e o famoso Café Modelo. Como as cópias eram alugadas alternava-se a programação, que se dividia entre cinema e  teatro, mas na  maior parte do tempo foi dedicada para exibição de filmes, já que haviam muitas dificuldades para as companhias de teatro virem ao estado. Atualmente o prédio esta sendo reformado para abrigar o Centro Cultural do Sesc.

O Teatro Glória Fachada do Cine Glória visto do teatro Carlos Gomes. Vitória. Década de 1940. Acervo José Tatagiba.

O Teatro Glória Fachada do Cine Glória visto da Avenida Jerônimo Monteiro. Vitória. Década de 1940. Acervo José Tatagiba.

Fachada do Cine Glória visto da Avenida Jerônimo Monteiro. Vitória. Década de 1930. Acervo José Tatagiba.

Fachada do Cine Glória, com o filme "Tudo Azul" em cartaz. Uma  faixa cruza a avenida Jerônimo Monteiro anunciando a partida de futebol no estádio  Governador Bley, no campo do Rio Branco, em Jucutuquara. Vitória. 1955. Acervo José Tatagiba.

Prédio onde funcionou o Cine Teatro Glória. Vitória. 2002. Acervo André Malverdes.

Anúncio da revista Vida Capichaba sobre o grandioso evento da inauguração do Cine Glória para dezembro. 1932. Fonte: Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo / Revista Vida Capichaba.

Anúncio do filme Tenente Sedutor na inauguração da sala. 1932. Fonte: Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo / Revista Vida Capichaba.


Fotos da fachada e do interior do Cine Glória no dia da inauguração. 1932. Fonte: revista Vida Capichaba.   / Biblioteca Pública do Espírito Santo.


Duas fotografias das dependências internas do Teatro Glória. 1933. Fonte: revista Vida Capichaba edição nº333 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Foto da fachada do Cine Teatro Glória. 1937. Fonte: revista Chanaan  / Biblioteca Pública do Espírito Santo.


Anúncios de filmes em exibição no  Cine Teatro Glória. 1936. Fonte: revista Vida Capichaba edição nº419 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Vista frontal do Teatro e Cinema Glória, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro. Foto de Vitor Hugo Nogueira. Vitória-ES. Fonte: Instituto Jone dos Santos Neves.

Cartão postal do Cine Teatro Glória. Data desconhecida. Acervo Familia Ignatowska.

Cine Glória, 1954.

Sessão solene do Instituto Histórico no IV centenário do povoamento do Espírito Santo realizado no Cine-Teatro Glória. “Tomado dentro do Teatro Glória. No primeiro plano pessoas sentadas assistindo a solenidade no palco”. Vitória. 1935. Acervo: Biblioteca Central da UFES - Coleções Especiais - Acervo: Mário Aristides Freire. 


Concerto no cinema Glória comemorativo do IV centenário do povoamento do solo espirito-santense. Pessoas sentadas dentro do cinema. Tomada de frente ao público e vista do 2º andar. Vitória. 1935. Acervo: Biblioteca Central da UFES - Coleções Especiais - Acervo: Mário Aristides Freire.

Solenidade do IV centenário do povoamento do solo espirito-santense. De acordo com as inserções no verso: “Sessão solene do Instituto Histórico no Teatro Glória no IV Centenário do povoamento do solo Espírito Santense em 25 de maio de 1935.” Tomada no primeiro plano a plateia com pessoas em pé, algumas fazendo juramento. Segundo plano autoridades em pé no palco e ao fundo a bandeira do Brasil. Vitória. 1935. Acervo: Biblioteca Central da UFES - Coleções Especiais - Acervo: Mário Aristides Freire. Colaboradores: Paulo de Barros e Deyse Ferreira da Silva.

Professor Arnulfo Matos regente da orquestra e consevisão. Tomada da Orquestra montada no Palco do Cine Glória, com o Maestro a frente. Vitória. 1935. Acervo: Biblioteca Central da UFES-Coleções Especiais - Acervo: Mário Aristides Freire. 

Al de Sá no palco do Teatro Glória, com seu Cicerone artístico,o maestro Strabach, e a pianista brasileira Madame Elza Hauschild, quando do seu primeiro grande concerto oferecido pelo governador Capitão Plunaro Bley em homenagem ao IV centenário da nossa colonização em 1935. Vitória. 1935. Acervo: Biblioteca Central da UFES - Coleções Especiais - Acervo: Mário Aristides Freire. Colaboradores Paulo de Barros e Deyse Ferreira da Silva.

Um comentário:

  1. 👏👏👏👏... show de notícias e boas lembranças ... #orgulhocapixaba 😍

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?