sábado, 14 de julho de 2012

Cine Trianon



O Cine Trianon foi fundado em 1949, sendo de propriedade da empresa de cinema de vitória ltda. (diga-se Edgar Rocha), situado na rua Barão de Mauá - possuia 845 lugares (cadeiras de madeira), com funcionamento diário, com média anual de 463 sessões, com 115.159 espectadores (média alta para um cinema de bairro), ap.35mm (tela cinemascoope). Fonte: Acervo Lélia Penedo.



Programação do CineTrianon com os lançamentos e os horários das sessões.  Revista Vida Capichaba setembro/1950, edição nº702.  Acervo BPES.


Cine Trianon, data desconhecida. Fonte: Facebook/Fotos Antigas do ES



O fim do Cine Trianon em Jucutuquara, que foi inaugurado em 1949. ( Foto de setembro de 1973 com filme 35 mm.). Fonte: Facebook/Fotos Antigas do ES. Colaboração: Paulo Roberto Mian.


Cinne Trianon, Jucutuquara, 1950.


Matéria do Jornal A Gazeta sobre o Cine Trianon, Acervo: Arquivo Público do Estado do ES, 23 de fevereiro de 1983.




quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cine Colorado

Público aguardando a sessão de inauguração do Cine Colorado, com o filme, Indomável Angélica, no bairro de Campo Grande, Cariacica, em 24 de abril de 1970. Período de funcionamento: 1970 à 1981. Proprietário: Dyonissio Abaurre. Fonte: Acervo Família Abaurre.

No hall do Cine Colorado o brinde de inauguração da sala. A esquerda Dionysio Abaurre, proprietário da sala, olhando para a foto seu filho Marcelo Abaurre. Fonte: Acervo Família Abaurre.

Cine Broadway

Cine Broadway, na praça Francisco Abrahão, 27/31, Centro, Cachoeiro de Itapemirim. De propriedade de Francisco Abrahão, foi inaugurado no ano de 1956, com capacidade de 1.080 lugares. Fonte: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.



Cine Broadway, na praça Francisco Abrahão, 27/31, Centro, Cachoeiro de Itapemirim. De propriedade de Francisco Abrahão, foi inaugurado no ano de 1956, com capacidade de 1.080 lugares. Fonte: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.

Matéria "Cine Broadway pode ser vendido". Fonte: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.




1° Festival de Musica Popular de Cachoeiro de Itapemirim- Cine Teatro Broadway Junho de 1969. A canção Valéria - 2ª colocada. Letra de Marcio Imperial - Música de Lão Goes. Valeu também a melhor interpretação do Festival. A comemoração da vitória ao lado de dezenas de amigos. Acervo: Jose Mariano Lopes. Fonte: Facebook/Memória Capixaba.

Cachoeiro de Itapemirim - foto não datada, possivelmente no Cine Broadway Foto Walber, da Coleção Joacir Pinto. Dr. Mozart Cerqueira; Oscarito e Zé Nogueira. Fonte: Facebook/Sul do Espirito Santo - Fotos e Documentos Antigos.

Cine Castro




Cine Castro, na cidade de João Neiva. Fonte: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.

Cine Castro, na cidade de João Neiva. Fonte: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.

Vista do antigo cinema na sede do município de João Neiva. Foto tirada por técnicos do IJSN, para execução de projeto. João Neiva-ES. Fonte: Instituto Jones dos Santos Neves.

Cine Teatro Liminoso. João Neiva. Inaugurado em 1927. Fonte: colaboração Nestor Scopel.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Cine Castelo

Fachada do Cine Castelo, na rua Araripe, Centro, na cidade de Castelo. Inaugurado no ano de 1946, com 402 lugares, de propriedade de José Caretta. Período de funcionamento: 1946-19_ _. Proprietário: José Caretta. Acervo Família Caretta.

Interior do Cine Castelo em dia de formatura. Acervo Família Caretta.

Interior do Cine Castelo em dia de formatura. Acervo Família Caretta.

Formulário de registro do cinema na Embrafilme.



Cine Hollywood

Bilheteria do Cine Hollywood, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica, de propriedade de José Caretta. Período de funcionamento: 1958 à 1981 (reaberto em 02/05/1982). Proprietário: José Caretta. Acervo Família Caretta.

Fachada do Cine Hollywood, década de 1970. Fonte: Revista ES Agora, n. 16, Fev.1975.

Fachada do Cine Hollywood, bairro Jardim América, em Cariacica. Sem data. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Formulário de registros de cinemas da Embrafilme-Empresa Brasileira de Filmes, do ano de 1980, do Cine Hollywood, no bairro Jardim América, Caricica. Fonte: Cinemateca Brasileira.





domingo, 8 de julho de 2012

Cine Floresta

Vista externa do Cine Floresta com anúncio do filme Falcão dos Mares, na cidade de Colatina. Acervo Família Castro Dalla.

Vista interna do Cine Floresta, com 414 lugares. A tela de projeção era coberta por uma cortina preta para proteção. Acervo Família Castro Dalla.

Vista interna do Cine Floresta a partir da tela, na parte de cima a sala de projeção e as cadeiras do mezanino. Acervo Família Castro Dalla.



Fachada do Cine Floresta, no ano de 1971. Acervo Família Castro Dalla.

Cine Idelmar

Fachada do Cine Idelmar, na Av. Getulio Vargas 517, Centro, Colatina, com 1.000 lugares. Na porta o público aguarda a inauguração do novo cinema. Período de funcionamento: 1956-19_. Acervo Família Castro Dalla.

Assinatura do contrato, na cidade do Rio de Janeiro, para as compras das mil cadeiras para o Cine Idelmar pelo proprietário José Gama de Castro. Acervo Família Castro Dalla.

Vista externa da construção do Cine Idelmar, no ano de 1956, com detalhes do trilho do trem em frente a construção. Acervo Família Castro Dalla.









Inauguração do Cine Idelmar com a presença dos colatinenses em dia de festa, à esquerda o proprietário da sala José Gama de Castro feliz com o sucesso do lançamento do grande empreendimento. Acervo Família Castro Dalla.

Vista interna do Cine Idelmar em dia de formatura da Escola Estadual Conde de Linhares, no ano de 1970. Acervo Família Castro Dalla.

Vista externa do Cine Idelmar, bilheteria e crianças aguardando o início da matinê, no ano de 1971. Acervo Família Castro Dalla.


Cine Colatina, décimo cinema capixaba, de José Gama de Castro, com 1000 lugares - 1955. Fonte: Facebook/Memória Capixaba.

Cine Alhambra

Vista interna do Cine Alhambra, na Av. Getulio Vargas 477, Centro, Colatina, com 532 lugares. Período de funcionamento: 1949-198_. Acervo Família Castro Dalla.

Vista externa do Cine Alhambra, com capacidade de 532 lugares. Atualmente no local funciona o Cine Gama, de propriedade de Zegama de Castro Dalla. Década de 1970. Acervo Família Castro Dalla.



Cine De Lourdes

 Fachada do Cine De Lourdes, na cidade de Linhares. Inaugurado em 15 de março de 1976, de propriedade de Dionysio Abaurre. Acervo Família Abaurre.

Brinde no coquetel de inauguração do Cine De Lourdes. No centro Maria de Lourdes Benezath Abaurre, homenageada com o nome no cinema e Dionysio Abaurre. Acervo Família Abaurre.

Auto Cine Camburi

Legenda: Auto Cine Camburi, construído e fechado em 1976, na Praia de Camburi. Na época, uma área pouca movimentada ao norte de Vitória. Com capacidade para 396 carros, numa área de 15 mil metros quadrados, o Drive-In cobrava CR$ 10,00 por pessoa e CR$ 5,00 por estacionamento, contando com serviços de bar.

Período de funcionamento: 1976.

Proprietário: Não identificado.

Fonte: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Teatro Carlos Gomes

Cine Teatro Carlos localizado na Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Inaugurado em 5 de  janeiro  de  1927 com 1.079  lugares com o filme "O Que Farias com Um Milhão?".

Cartazes em frente ao teatro anunciam as próximas atrações na  casa de espetáculo situado na Praça Costa Pereira, que funcionou alguns anos como cinema. Vitória. 1927. Acervo José Careta.

Histórico: Após o princípio de incêndio do Teatro Melpômene a estrutura do edifício seria aproveitada pelo arquiteto italiano André Carloni para a construção  do Teatro Carlos Gomes, na mesma praça. Apesar da comoção causada pela  imprensa, o incêndio não alcançou proporções maiores, sendo apenas um princípio  de incêndio, acontecimento comum em maquinários da época, devido ao contato do nitrato do filme com a luz do projetor. De toda forma a retirada do público foi  tumultuada e na reportagem foram registrados dois mortos. Contudo, na chamada  da matéria destacava “vários mortos e grandes números de feridos”, mesmo o  texto afirmando que:

“(...) podemos affirmar ao publico que, felizmente, são só dois, os mortos de hontem. São elles: Radagazio Monteiro, com cerca de 22 anos de idade, filho do Manoel Monteiro e Elvira Monteiro, de cor preta, vestido de calça preta remendada e  paleto branco, estando em camiza; e Manoel Nunes, de côr branca, com 16 annos presumíveis, filho de Jose Nunes, vestindo calça e paleto branco e camiza escura, listrada de preto.”

No livro História do Teatro Capixaba, de Oscar Gama Filho, o autor alerta que o episódio foi exacerbado pelo interesse de André Carloni para a construção de um novo teatro no local próximo e que não houve um incêndio de grandes proporções, ao contrário, o mesmo restringiu-se apenas a cabine de exibição. A historiadora  Maria Stella de Novaes, em seu livro História do Espírito Santo, sobre o episódio relata  que:

“Célere correu esta notícia, a 8 de outubro de 1924, à noite. Espalhou-se o terror em todos os recantos da cidade, e, perante os boatos sempre exagerados, nessas ocasiões, o número de vitimas crescia... Entretanto, o incêndio, que se afigurava de proporções enormes, limitou-se à cabine e...à imaginação da assistência impressionada pela estrutura do prédio! Mas, numa casa de madeira, o grito de 'Fogo', durante a exibição de um filme, Ordens  Secretas, ocasionou o pânico. Ansiosos da saída simultânea, pelos condutores estreitos, espectadores  atiravam-se da torrinha e dos camarotes à platéia, senhoras gritavam, pessoas ficaram  sufocadas pela aglomeração, etc. A tremenda confusão levou muitas pessoas  quebradas e machucadas  para a Santa Casa, embora o menor prejuízo fosse justamente o resultante do fogo.”


Logo após o incêndio, mesmo sem ter sido  destruído, o Melpômene foi vendido a André  Carloni. A construção do Teatro Carlos Gomes foi iniciada em 1925, com projeto do proprietário André Carloni que  comprou as colunas de ferro fundido que pertenciam ao antigo Melpômene e  aproveitado para sustentáculos dos camarotes do novo teatro. A inauguração deu-se a 5 de janeiro de 1927 como o filme “Que Farias  Com  Um Milhão?”. Em 10 de  novembro de 1929, a empresa Santos e Companhia assinou contrato de arrendamento com o proprietário para ali instalar o cinema falado, que começou em 20 de dezembro de 1929.  Em 1933, André Carloni vendeu o teatro ao governo do  estado, a quem pertence até hoje.

Teatro Carlos Gomes e a igreja do Rosário no segundo plano. Vitória. 1927. Acervo José Careta.

Construção do Teatro Carlos Gomes que exibiu filmes como a primeira versão de King Kong. Vitória. 1927. Acervo José Careta.

Anúncio da rendição da Alemanha nazista. Praça Costa Pereira, 7 de maio de 1945. Acervo Arquivo Público do Espírito Santo - Foto JSN 311. Ao lado do Teatro Carlos Gomes a cancha de basquetebol "Jones dos Santos Neves". Fonte: Facebook/Fotos Antigas do ES. Colaboração: Fernando Achiame.


Teatro Carlo Gomes, 1936. Coleção Mário Aristides Freire Acervo: Coleções Especiais/BCUFES.

Theatro Carlos Gomes em cartaz com o filme A Espiã 13 - Foto inédita revelada a partir de negativo de vidro de Fábio Tancredi - 1934.Fonte: Facebook/Fotos Antigas do ES.

Teatro Carlo Gomes, março de 1945. Mas o filme "Traição descoberta" é a versão ou título brasileiro para o filme "The Kid from Kansas", um Western de 1941, produzido pela Republic Pictures de John Wayne. Fonte: Facebook/Fotos Antigas do Espírito Santo.