domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cine Camburi

Foto da entrada do Drive-In. Vitória. 1976. P&b; 96 dpi 278x485. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Fonte: Jornal A Gazeta, Caderno Dois, do dia 04/04/1976, página 01.










Histórico: O Auto Cine Camburi funcionou apenas no ano de 1976. O Drive-In  pertencia a Átila Sik e João Camilo e estava localizado na Praia de Camburi, ao lado do posto Valentim, em Vitória. O Drive-In tinha capacidade para 396 carros e ocupava uma área total de 15 mil metros e era considerado mais caro que assistir a um cinema tradicional. A tela tinha 15 metros na parte superior, 251, 21,5 metros de comprimento por 9 metros de altura. Quatro pilastras de quatro toneladas davam sustentação. O som possuía 500 watts que saíam em 16 amplificadores. Os projetores eram italianos e elétricos, diferentes dos demais cinemas da época, que funcionavam à carvão. Seu sistema de iluminação era semelhante ao do Cine Teatro Glória, com lâmpadas Shannan. A princípio o som era colocado nos carros, mas após casos de roubo foi amarrado a um cabo.

O cinema exibia filmes antigos e reprises para garantir bilheteria, assim tentando furar o bloqueio das grandes exibidoras. Trabalhava com a Columbia, a Roma Filmes, a Fox e o Cinema I.


Além de assistir ao filme dentro de seu próprio veículo, o cliente também tinha a opção de assistir em cadeiras do bar.  O espectador também tinha algumas liberdades: poderia sair no meio da sessão, ir de short, bermuda. A lanchonete funcionava de forma conjunta, atendendo do lado de fora  e do lado de dentro, para servir os espectadores. Quando precisasse do serviço de bar era apenas preciso acender o farolete do carro para ser atendido.

Foto do interior do Drive-In. Vitória. 1976. P&b; 96 dpi 866x714. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Fonte: Jornal A Gazeta, Caderno Dois, do dia 04/04/1976, página 01.

Vista do local onde funcionava o antigo Auto Cine Camburi, onde mais tarde funcionaria a Boate Classe A, hoje demolida. 2001. Fonte: Eduardo Brinco Vieira e Mariana Baldo Flores. As Salas de Cinema de Vitória. Um livro reportagem sobre a história dos cinemas da Cidade. Vitória: Faesa: 2001.