Publicações


O livro Memórias Fotográficas das Salas de Cinema de Vitória contempla alguns dos cinemas que funcionaram em Vitória, apesar do título também apresenta imagens dos cinemas da Região Metropolitana e do interior do estado. O trabalho é um resultado da pesquisa do projeto CineMemória - A História das salas de cinema do Espírito Santo, com a coordenação do Professor André Malverdes do Departamento de Arquivologia da UFES durante 11 anos de pesquisa em arquivos públicos, jornais, acervos pessoais e familiares. 

O livro tem patrocínio da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória e da Arcellor Mittal, com apoio do Departamento de Arquivologia da UFES, Programa de Pós Graduação em História/UFES, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Associação dos Arquivista do ES, Gráfica Santo Antônio e Rima Comunicação Estratégica. A obra apresenta 110 imagens que contemplam as salas de cinema no ES desde o seu primórdio em 1907 até a década de 1990 com fotos das inaugurações, estréias, interiores, público, fachadas e notícias dos jornais e revistas do estado. Publicação disponível aqui.





Livro: No Escurinho dos Cinemas: a história das salas de exibição na Grande Vitória.
Sinopse: Quando se fala em cinema geralmente se pensa em filme, na estória na tela, nos atores e na emoção que transmite. Mas, o cinema é também uma complexa máquina internacional da indústria, do comércio e do controle cinematográfico. O poder de infiltração da cultura do cinema na memória mais íntima à roupa que se veste, a penetração do real pelo ficcional e vice versa. O ato de ir ao cinema é uma prática social que se confunde com consumo, prazeres e significados.

O livro trás uma panorâmica do parque exibidor cinematográfico no Espírito Santo e sua relação entre as políticas da Embrafilme e os exibidores locais apontando as motivações que provocaram o encerramento das atividades dos cinemas que marcaram a sociedade capixaba durante o século XX. Publicação Disponível AQUI!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?